Colecionando teclados

Andei colecionando alguns teclados (virtualmente claro) durante as últimas semanas em que fiquei sem postar por aqui e achei bem apropriado trazê-los todos de uma vez para vocês.

Antes de mais nada eu preciso introduzir um tema e relembrar outro. O tema a ser introduzido é a síndrome do túnel do carpo e o a ser relembrado é o teclado QWERTY.

Para encurtar a história sobre a síndrome do túnel do carpo: é o nome pelo qual se refere uma doença que ocorre quando o nervo que passa pela região do punho, chamado nervo mediano, fica submetido a uma compressão. As causas mais comuns deste tipo de lesão são a exigência de flexão do punho, a extensão do punho e a tenossinovite a nível do tendão dos flexores. (Wikipedia)

Sobre o teclado QWERTY você pode encontrar mais informações aqui.

Isto posto, vamos ao que interessa!

O primeiro teclado dessa lista é o Smartfish e a grande sacada dele é o uso de pequenos motores que mudam frequentemente o ângulo e a distância entre as teclas.

Parece que faz sentido, pois esse tipo de doença é causada por esforço repetitivo, portanto se você muda de posição frequentemente é provável que a chance disso acontecer diminua.

O segundo da lista é, na verdade, apenas para trazer um tema à tona que vem sendo estudado há algum tempo por designers e pesquisadores: a posição das teclas.

O teclado ABCDEF tenta fazer frente ao tradicional QWERTY trazendo uma nova disposição das teclas.

Assim como o pessoal do Gizmodo, também acho que esse tipo de teclado não deveria existir. Mas no meu caso vou explicar porque.

É que esse tipo de proposta não traz nenhuma solução ergonômica para o usuário. Lógica, talvez, mas ergonômica, não necessariamente.

O ideal é que as teclas que você usa mais estejam mais próximas ao centro do teclado, enquanto que as demais mais nas extremidades. Essa foi a lógica do QWERTY (para o idioma inglês e com restrições mecânicas da máquina de escrever no início do século).

O último não tem nada demais, é apenas uma alternativa criativa e engraçada. É o teclado Scrabble.

Scrabble é aquele jogo onde você fica tentando formar palavras com as letras que tem nas mãos, quase como um dominó.

É bacana, criativo e encerra a nossa lista de hoje.

Mandem seus comentários!

2 comentários sobre “Colecionando teclados

  1. Olá, Rodrigo!!! Adorei saber das “news”. Mudanças nos fazem bem,ainda mais quando são para melhor. Estou vendo que as suas seguem esse caminho.Parabéns!!!Adorei conhecer os novos modelos de teclados. Muito oportunas suas observações sobre os “estragos” que muitos nos causam. Só dá água na boca… de não poder comprar todos eles. rsUm beijoEu estive fora .tb, por isso não visitei o Guaratuja.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s