Economia de tinta através da escolha correta de fontes tipográficas

No início de 2009 nós divulgamos aqui no Garatuja um iniciativa interessante para reduzir consumo de tinta com auxílio da tipografia.

Há alguns meses atrás acabei fazendo um levantamento sobre esse assunto e descobri outras informações importantes que podem ajudar àqueles que estão buscando algum tipo de otimização nesse sentido.

O que encontrei foram alguns indícios na internet sugerindo que existem fontes que podem reduzir em até 30% o consumo de tinta durante a impressão.

A Associated Press divulgou um trabalho conduzido pela empresa holandesa Printer.com no qual descobriram que a fonte Century Gothic reduz em 30% o consumo de tinta se comparado com a Arial.



Imagem: Napse Comunicação

Por sua vez, o designer Matt Robinson fez um teste com 8 fontes diferentes e criou um ranking tipográfico por consumo de tinta, no qual a fonte Garamond se mostrou a mais econômica.

O caso mais exótico que encontrei foi o da Ecofont mesmo, aquela sobre a qual falamos no início de 2009, uma fonte criada com objetivo exclusivo de reduzir consumo de tinta. É uma tipografia que se caracteriza por “furos” no corpo da letra.

Só reforçando que esses dados não são 100% confiáveis, uma vez que não seguiram um método de avaliação ou de divulgação que nos permita compreende-los melhor, mas servem como inspiração para o tema.

Foi verificado também que economias de tinta no processo gráfico podem ser conseguidas através de outras ferramentas, como o inksaver, mas os dois temas não guardam relação direta entre si, até porque o inksaver parece apresentar melhores resultados em imagens do que em textos.

Dá para ver que soluções para trabalhar de forma mais sustentável existem, basta querer fazer.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s