A decadência do design dos jornais americanos

Um dos principais pensadores (na minha opinião) da atualidade sobre a crise dos jornais é Alan Mutter, jornalista que ocupa o cargo de CEO numa empresa do Vale do Silício.

Mutter mantém um (excelente) blog onde expressa frequentemente suas opiniões em relação à situação atual dos jornais, em especial os americanos. Alguns de seus posts são publicados na revista Editor & Publisher, especializada na cobertura sobre jornais.

O artigo publicado essa semana mostra como os jornais americanos, a partir do ponto de vista do design, estão definhando. O mais curioso é que ele se baseia numa premiação anual dada por um instituto americano, o SND (Society for News Design).

De acordo com Mutter, a quantidade de jornais americanos que ganharam o prêmio de “World’s best designed” vem caindo dramaticamente de 1995 para cá. Na última década, apenas 3 jornais americanos foram contemplados.

Ele afirma que um bom design é mais do que um colírio para os olhos, é elementar para a saúde dos jornais e bom para os negócios.

Mutter menciona também a palestra feita por Jacek Utko (que nós publicamos aqui) para mostrar como o design (bem feito) pode ajudar os jornais a vender mais.

Não fica claro no texto dele se a falta de cuidado dos jornais com seu design é uma das causas ou se é conseqüência da crise vivida por eles.

Parece que a crise faz com que os executivos coloquem projetos de redesenho e outros desenvolvimentos relacionados em segundo ou terceiro plano, minimizando assim suas despesas.

O problema é que isso faz com que os jornais entrem numa “espiral da morte”, onde a redução dos investimentos faz com que ele perca qualidade, e consequentemente receitas, fazendo com que tenha que cortar mais custos e novamente reduzir sua qualidade.

Não há saída fácil para esse problema e parece que os jornais americanos também não estão muito interessados em buscá-las.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s