Novidades sobre a regulamentação do design

Hoje fiquei sabendo, através do excelente blog políticas de design mantido pelo professor Gabriel Patrocínio, que foi dado um passo importante na direção da regulamentação da profissão de designer.

Não é novidade para ninguém que não sou fã desse tipo de iniciativa embora entenda sua importância num contexto burocrático no qual nosso está inserido.

Porém achei a proposta enviada pelo deputado Penna muito simples e elegante. Traz uma definição clara do que é a atividade de design, mas sem ser restritiva.

Como disse o Gabriel, “a regulamentação profissional é apenas um passo num processo de reconhecimento pela sociedade da atividade de design”. A partir daí se fará necessária uma mobilização dos profissionais de design na estruturação dessa “nova” profissão.

O perfil no Twitter do portal Design Brasil já está mobilizando todos os interessados em entender melhor a proposta do deputado e aqueles que querem debater o assunto.

Independente de concordar ou não com a iniciativa é importante que todos os profissionais participem da discussão para que o resultado final, seja ele qual for, seja fruto do desejo dos profissionais de design e não de alguém externo.

Um comentário: alguém precisa ir lá explicar para o deputado qual é a diferença entre design e designer… isso ficou um pouco confuso no texto dele e corre o risco de perder pontos de credibilidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s