A influência do formato sobre a usabilidade de jornais impressos

Imagem: awarewriter.wordpress.com

Recentemente defendi minha dissertação de mestrado com o título “Design de Jornal Impresso: a relação entre formato e usabilidade”. O objetivo do trabalho era mostrar a importância da participação do usuário – leitor – no desenvolvimento de soluções para jornais impressos.

A banca que analisou a dissertação foi composta por 3 professores doutores com muitos anos de estrada em pesquisa sobre design. A defesa não foi fácil, mas os resultados finais mostraram que o trabalho valeu a pena.

A pesquisa conclui que a influência do formato sobre a usabilidade dos jornais impressos é pouco relevante, se considerarmos a leitura do jornal em um ambiente domiciliar. O estudo revelou que o tamanho das páginas não tem nenhuma influência, enquanto que o a forma de organizar os cadernos do jornal – em seções separadas ou uma seção dentro da outra – exerce uma influência pequena sobre a usabilidade.

A usabilidade, nesse caso, é definida pela eficácia, eficiência e satisfação dos usuários durante o manuseio do produto. Do ponto de vista da eficácia não foi encontrado nenhuma correlação relevante, ao passo que do ponto de vista da eficiência, a forma de organizar os cadernos demonstrou alguma relevância.

Os testes foram feitos com profissionais de impressão que trabalham numa gráfico de jornal localizada no Rio de Janeiro durante o primeiro semestre de 2010.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s