O futuro não é impresso… e nem digital

Ainda existem muitos mitos quando se fala do futuro dos impressos e, principalmente, na relação dessa mídia com as plataformas digitais. Com objetivo de desmistificar algumas questões, diversas empresas ligadas à cadeia produtiva de produtos impressos têm pesquisado e divulgado estudos importantes.

Esse foi o caso da Stora Enso, fabricante de papel européia, que edita uma revista chamada PaperNow. A edição de janeiro de 2012 traz um resumo, feito com base em estudos de mercado, com informações disponíveis hoje em relação a sustentabilidade e hábitos de consumo.

Com base em dados disponbilizados pela UNECE, FAO e printpower.com, a revista apurou que apenas 11% da madeira consumida no mundo é utilizada para fabricação de papel. O principal uso dessa matéria prima no mundo é para produção de energia (53%) e fabricação de produtos de madeira (28%).

Também apurou-se que o consumo de CO2 de quem lê jornal impresso é cerca de 20% menor do que os que usam mídias online. As informações conseguidas através da twosides.info e da printweek.com, dão conta de que na Europa o consumo anual médio de CO2 durante leitura de jornal impresso é de 28kg por pessoa.

A revista trata também do hábito de consumo de notícias, principalmente entre jovens de 18 a 24 anos, conhecidos como nativos digitais. Num estudo feito pela Ipsos, foi verificado que 83% desse público acredita que ler no papel é melhor do que numa tela e 78% acham que a experência no impresso mais agradável do que em outras mídias. De quebra, esse mesmo estudo mostrou que 63% desse mesmo público prefere guardar documentos importantes em papel.

Na minha modesta opinião, esse estudo só reforça uma percepção de que o futuro não é impresso e nem digital, mas sim uma combinação saudável entre essas duas mídias que se complementam e atendem a necessidades e expectativas diferentes dos consumidores.

Um comentário sobre “O futuro não é impresso… e nem digital

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s