Testes de usabilidade podem tornar um negócio mais eficiente

“É óbvio que sim”, diria qualquer designer que conhece a importância de um bom teste de usabilidade.  Mas quando falo de tornar o negócio mais eficiente, não me refiro apenas a lançar produtos de boa aceitação no mercado, há possibilidade de reduções de custos através de testes de usabilidade.

Estudos acadêmicos mostram que testes de usabilidade com apenas 4 ou 5 participantes são capazes de identificar cerca de 80% dos problemas referentes a um determinado produto. De acordo com a pesquisadora Carol Barnum, esse tipo de teste permite identificar problemas a baixo custo, afeta minimamente o prazo de desenvolvimento do produto e pode ser utilizado em qualquer etapa do processo.

O mais importante benefício desse tipo de testes é permitir, de forma simples e barata, que a equipe de desenvolvimento de produtos dê mais atenção a processos de criação centrados no usuário.

Outros possíveis benefícios em realizar bons testes de usabilidade são: redução do tempo de treinamento, redução das chamadas para suporte, redução da manutenção do produto, melhor aceitação no mercado, maior satisfação e maior produtividade no desenvolvimento de novos produtos, já que as equipes de criação aprendem cada vez mais sobre usabilidade através dos testes realizados.

Fonte: Design de jornais impressos: a relação entre formato e usabilidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s