Como ter um chefe bacana

Taí um problema que muita gente gostaria de resolver: como faço para ter um chefe bacana? Isso existe? Conheço muita gente que tem chefe bacana, sério, que cobra resultado, mas que é justo e busca o crescimento de sua equipe.

Resolvi então fazer uma pesquisa informal com algumas dessas pessoas para tentar descobrir quais são as condições necessárias para que seu chefe seja um sujeito bacana e correto.Qual não foi minha surpresa, consegui descobri muito pouco, ou quase nada, sobre o assunto. Mas aprendi um bocado de coisas conversando com essas pessoas. A principal delas é que quem faz um chefe ser bacana ou não é você.

Tudo bem que não depende só de você, mas tem coisas que se você fizer – e seu chefe não for um desequilibrado – não tem porque ele ficar reclamando de você. Aqui vão algumas dessas coisas:

  1. Entregue suas tarefas no prazo combinado: não deixe para fazer na última hora. Corra atrás para tentar resolver suas coisas o mais rápido possível.
  2. Atinja as metas acordadas: quem não atinge as metas precisa ficar dando desculpas e justificativas. É melhor trabalhar para atingir essas metas e não ter que ficar se justificando sobre porque você não conseguiu chegar lá.
  3. Cumpra seu horário de trabalho: imagina o quão frustrante pode ser pro seu chefe se ele te procura e não consegue te achar? Ele vai acabar passando a tarefa para outra pessoa que acabará tendo a oportunidade de mostrar todo seu potencial.
  4. Mantenha-o atualizado, mas sem ser chato: algumas coisas fogem ao nosso controle, e para isso não tem muita solução. O que você deve fazer nesse caso é avisar ao seu chefe que o que você combinou com ele pode não ser cumprido à risca e por que.

Se você conseguir fazer essas 4 coisas, seu chefe não terá razões para reclamar de você e se tornará alguém mais tranquilo pois saberá que não precisa ficar cobrando de você algo que vocês já haviam combinado previamente. Isso dará a ele mais tempo para pensar em quais desafios ele poderá oferecer a você adiante e como você poderá ajudá-lo nos desafios que ele mesmo tem pela frente.

E quem não quer ter gente competente trabalhando em sua equipe?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s