Campanha em defesa da mídia impressa estréia no Brasil

twosidesCom o slogan “Você ama papel, dá para entender” a campanha TwoSides chega às páginas dos principais jornais brasileiros. A campanha, lançada há alguns anos atrás em Londres, tem como principal objetivo “unir os interesses comuns da indústria de comunicação impressa, como foco em florestamento, produção de papel e impressão sustentáveis e responsáveis”. 

A campanha foi trazida ao Brasil por iniciativa da Abigraf, associação que representa empresas da indústria gráfica em todo território nacional, em parceria com outras instituições que apóiam os mercados de jornais, revistas, livros, papel e celulose entre outras.

O principal objetivo da TwoSides é desmistificar algumas preocupações existentes hoje na sociedade em relação ao uso de papel na comunicação social. Apenas como exemplo, um dos pontos trazidos pela campanha é de que todas as empresas brasileiras produtoras de papel obtém sua celulose de a partir de florestas plantadas. Isso é uma boa prática já adotada há anos inclusive em países mais desenvolvidos.

No Canadá, de onde vem boa parte do papel jornal consumido no Brasil, nenhuma árvore plantada por eles é colhida para fabricação de celulose. Todas a colheita é feita com objetivo de gerar madeira primariamente para fabricação de casa e móveis. Apenas parte dessa madeira é utilizada na fabricação de papéis.

O comitê da campanha também tem como missão acionar formalmente empresas que em suas campanhas utilizem de informações equivocadas para confundir o espectador em relação aos fatos relacionados à produção de papel no Brasil e no mundo.

Diferente do que se vem falando nos últimos anos, a mídia impressa tem uma das cadeias produtivas mais sustentáveis do mundo, diferentemente da fabricação de equipamentos eletrônicos que são produzidos a partir de fontes não renováveis (petróleo, metais, etc), só para citar um exemplo.

Você pode conhecer mais sobre essa campanha acessando a versão brasileira do site no endereço www.http://twosides.org.br/.

Um comentário sobre “Campanha em defesa da mídia impressa estréia no Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s