Jornal. Está em tudo

Na foto: Ana Amélia (GRPCOM), Antônio Manuel (Grupo Folha), Christiano Nygaard (Estadão), Marcello Moraes (Infoglobo) e Guilherme Pereira (GRPCOM). Crédito: Rodrigo Schoenacher
Na foto: Ana Amélia (GRPCOM), Antônio Manuel (Grupo Folha), Christiano Nygaard (Estadão), Eduardo Smith (RBS), Marcello Moraes (Infoglobo) e Guilherme Pereira (GRPCOM). Crédito: Rodrigo Schoenacher

Com o slogan “Jornal. Está em tudo”, a Associação Nacional de Jornais (ANJ) entra com os dois pés na briga pela relevância do meio. Além da campanha de reposicionamento dos jornais, que traz fatos e dados relacionados à relevância do meio para o mercado anunciante, A ANJ divulgou também o lançamento de ações práticas e ferramentas que permitirão materializar esse movimento e facilitar a vida dos anunciantes que desejam divulgar suas marcas nos jornais.

A diretora da unidade de jornais do Grupo GRPCOM (PR), que publica a “Gazeta do Povo”, Ana Amélia Filizola disse à Folha de S. Paulo que “o jornal é muito maior do que o mercado pensa e precisamos contar uma história diferente, que faça justiça ao valor enorme que prestamos à sociedade”. Segundo o jornal Valor Econômico, “o projeto de reposicionamento do setor levou cerca de um ano para ser concluído e foi elaborado com apoio da agência de publicidade LewLara/TBWA”.

Não se trata apenas de divulgar o meio, mas também de trazer evidências de como os jornais são eficazes em sua comunicação. Além da campanha, serão lançadas também duas plataformas para auxiliar os anunciantes a programarem os jornais em suas campanhas publicitárias.

A primeira ferramenta, batizada de Digital Premium, permitirá a compra de um espaço privilegiado na Home de diversos jornais em todo país, permitindo assim uma comunicação de âmbito nacional voltada para um público qualificado de leitores de jornais. O Digital Premium será operado por uma empresa terceirizada que centralizará os pedidos e os distribuirá para os jornais participantes. Serão apenas 4 inserções por mês nesse primeiro momento.

Já o Marketplace, ferramenta voltada para compra e inserção em jornais impressos, será lançado até o final de 2014. Essa ferramenta trará informações de audiência, preços e outros detalhes necessários para que os anunciantes consigam em apenas um lugar programar suas respectivas peças publicitárias nos diferentes jornais brasileiros.

A campanha conta um vídeo que resume bem o conceito e explica brevemente quais são as ferramentas e como foi o processo de criação dessa nova estratégia de reposicionamento. Veja abaixo. (Atualização em 29/08/14)

Representantes do mercado estavam presentes durante o lançamento oficial da campanha e demonstraram animação com os lançamentos apresentados pela ANJ durante o evento. Em entrevista ao Estadão, o sócio e vice-presidente de mídia da agência África, Luiz Fernando Vieira, disse que “tudo o que se fizer para facilitar o trabalho do profissional de mídia é bem-vindo. Até porque as agências têm, hoje, o mesmo número de profissionais de duas décadas atrás, mas lidam com um universo de veículos maior”.

Uma pesquisa feita pela Secretaria de Comunicação Social do Governo Federal (Secom), citada pelo jornal O Globo, “aponta que 53% dos 18,3 mil entrevistados que leem jornais impressos confiam nas notícias publicadas e que 57% das pessoas que pesquisam notícias na web o fazem por meio de sites de jornais”.

Como mencionado em um post anterior aqui no blog, aconteceu também durante o evento o lançamento do Selo de Excelência em Gestão. O objetivo desse Selo é ajudar os jornais a desenvolverem suas operações de impressão de distribuição de jornais, tornando a mídia impressa ainda mais competitiva.

Quem esteve lá provavelmente teve a mesma sensação que eu: a de que estamos entrando numa nova era para as empresas jornalísticas. A exemplo do que já foi feito no passado, como a saída dos principais jornais brasileiros do Google Notícias, tornando-o irrelevante no Brasil, as empresas que publicam jornais diários estão cada vez alinhadas e unidas com objetivo de mostrar ao mercado que continua sendo relevante tanto para leitores quanto para anunciantes.

Fonte: Folha, Valor, Estadão e O Globo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s