Seja interessante, não interesseiro

networking

Outro dia desses tinha uma pessoa no LinkedIn reclamando que muita gente não aceita convite para se conectar com profissionais que estão desempregadas e buscando novas oportunidades.

Ela dizia que isso seria uma falta de sensibilidade e que no futuro essas pessoas que não aceitaram os convites também poderia precisar de ajuda para se recolocar.

É, pode ser.

Mas se você só lembra de fazer networking quando está buscando novas oportunidades de emprego, talvez esteja passando a impressão de que está interessado em conhecer aquele contato apenas pela possibilidade dele te conseguir um novo cargo, e não pelo interesse genuíno em se conectar e trocar experiências.

Ninguém gosta de se sentir usado como um trampolim por outras pessoas e depois não ser mais lembrado. Uma frase bacana que ouvi sobre networking, e que resume bem meu ponto de vista, é: “seja interessante, não interesseiro”.

Pense no networking como uma planta que deve ser regada enquanto está viva (período em que vc está empregado). Depois que ela seca (quando vc está buscando recolocação), fica mais difícil conseguir fazer com que ela volte a ser aquela planta vistosa, bonita e que gere frutos.

Com seu network funciona da mesma forma.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s