Todo empreendedor deve escrever um plano de negócio?

6050af8181fe4595a09f067a31528ed8Sim, empreendedores que escrevem planos de negócio têm mais chances de serem bem sucedidos.

Essa é uma afirmação feita pelos pesquisadores Francis J. Green e Christian Hopp em um artigo escrito para a Harvard Business Review. De acordo com os pesquisadores, empreendedores que planejam têm 16% a mais de chances de serem bem sucedidos.

Mas a pergunta feita por eles a seguir é que se mostrou verdadeiramente intrigante: será que escrever um plano de negócio deveria ser a primeira tarefa de um empreendedor? A resposta encontrada por eles é surpreendente.

O resultado da pesquisa feita mostra que existe um período ideal no qual um plano de negócio deve ser escrito e esse período é entre o sexto e o décimo segundo mês após ter iniciado o novo negócio. Empreendedores que escrevem planos de negócio nesse período têm a probabilidade de sucesso de seu negócio aumentada em 8%.

Isso acontece pois, segundo os autores, muitas vezes as iniciativas mudam drasticamente depois que o novo negócio é iniciado, fazendo com que boa parte do plano tenha que ser mudado após algumas semanas apenas. E convenhamos: escrever um plano de negócio não é uma tarefa simples.

Além disso eles descobriram que um bom plano de negócios deve levar cerca de três meses para ser escrito. Mais do que isso é tempo demais, pois muitas informações utilizadas perdem sua validade. E menos tempo se mostrou tão ruim quanto.

O ponto ótimo para escrever um plano de negócios é no momento em que o empreendedor está interagindo com os consumidores, preparando seu produto para entrar no mercado e pensando em promoções e estratégias de marketing.

Confesso que o resultado dessa pesquisa me surpreendeu. Sempre achei que planejar antes de iniciar desse mais resultado, mas os dados mostram que não. E realmente os argumentos trazidos à tona pelos pesquisadores fazem todo sentido.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s