Sou um empreendedor brasileiro e acredito no Brasil

0

Talvez seja inocência minha, talvez um excesso de otimismo, ou até mesmo a animação com a Copa do Mundo, mas o fato é que me sinto confiante. Não apenas no futuro, mas também no presente.

Lembro que uma vez, quando trabalhava na implantação de um sistema ERP para uma grande empresa aqui no Rio de Janeiro, meu chefe me perguntou: “você acredita que esse projeto vai dar certo?”

A minha resposta para ele foi: “chefe, se eu não acreditar, quem vai?”

Essa frase resume bem meu sentimento sobre o nosso país. Nela estão presentes alguns sentimentos importantes. O primeiro é que não sou inocente de achar que está tudo bem e que temos poucos problemas para resolver. Muito pelo contrário.

O segundo é que nada vai mudar se nós não fizermos nada. As coisas não mudam de lugar por vontade própria. Só acontece se nós nos movimentarmos e tivermos a iniciativa de fazê-lo.

A energia necessária para acordar de manhã e ter forças para lutar por um país melhor, mais justo, menos burocrático e mais honesto vem da crença de que isso só é possível por meio de muito (mas muito mesmo!) trabalho.

E não precisa virar político para poder fazer acontecer. A mudança está na nossa rotina, nas pequenas coisas do dia a dia.

É por isso que decidi compartilhar, a partir de hoje e sempre que possível, bons exemplos de brasileiros. É importante deixarmos de lado esse nosso complexo de vira-lata e acreditarmos que somos tão capazes quanto qualquer americano, alemão ou japonês.

Não há nada na nossa genética que nos torne inferiores a outros povos. Apenas a nossa crença e a nossa força de vontade (ou a falta delas) é que nos impedem de sermos melhores.

Portanto, ao acordar todos os dias, se pergunte: o que você vai fazer hoje pelos eu país?

Publicado originalmente no LinkedIn.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s